Táticas e dicas para se jogar Airsoft

12799017_231518927187427_165372970317424888_n Para quem leva a prática de Airsoft a sério, sabe que uma das mais importantes características desse esporte é a estratégia. As mais diversas táticas de jogo, assim como as utilizadas em treinamentos militares, podem ser adaptadas para as equipes que desejem vencer uma partida.

Além disso, as táticas de jogo podem proteger a própria equipe de forma efetiva. Em primeiro lugar, uma das principais dicas envolve equipamentos táticos, como:

➥ Bandoleira para comportar armas junto ao corpo;

➥ Capacete para proteção da área craniana;

➥ Case ou bag para carregar BBs e outros itens, de forma prática;

➥ Coldre, para segurar a arma com conforto, em um casaco ou calça;

➥ Coletes;

➥ Joelheiras, cotoveleiras;

➥ Máscara, para que o rosto fique totalmente protegido;

➥ Goggles (óculos de proteção), que impedem qualquer acidente com a região dos olhos e ainda ajudam a ganhar visibilidade. Certos modelos apresentam, inclusive, espaços para colocar óculos de grau, ideais para jogadores que dependem destes;

➥ Night Vision, para ampliar visibilidade em locais com pouca luminosidade ou auxílio em emocionantes partidas noturnas;

➥ Uniformes, pois garantem neutralidade no ambiente, além de reforçar a ideia de um visual único para uma equipe.


Além dos aspectos materiais, o chamado “FAIRPLAY” é fundamental para um bom jogador de Airsoft, ou seja, para que todos tenham uma atitude de extremo respeito com os oponentes, colegas de equipe, organizadores ou árbitros. Todo jogador deve dedicar um tempo de preparação para estudar todas as regras e normas que envolvem o Airsoft, para evitar erros e se proteger de quaisquer infrações, dentro e fora dos campos de combate.

Uma das estratégias militares para Airsoft mais utilizadas envolve o reconhecimento do campo de provas. Assim, quando for realizada a partida, é de extrema importância que os líderes da equipe façam uma varredura completa no cenário de jogo, para coletar informações sobre detalhes do terreno. Desse modo, será possível elaborar uma estratégia bastante realista, procedimento que trará vantagens claras para o momento do combate.

As táticas de jogo devem ser adaptadas para cada local, porque cada tipo de campo de Airsoft envolve uma estratégia diferenciada: campos abertos, construções, montanhas, florestas, entre outros. São muitas as possibilidades e, por isso, é tão relevante fazer um estudo detalhado do terreno, para não ver sua equipe pega de surpresa pelo oponente. Características como:

➥Ângulos de visão específicos;

➥Obstáculos que possam servir de escudo e proteção;

➥Áreas abertas, que demandam cuidado para camuflagem;

➥Buracos em paredes, que podem garantir visibilidade para soldados;

➥Elevações, que sirvam para acomodar snipers;

➥Solo, que pode comportar armadilhas;

➥Esconderijos, de modo geral.

Todos esses elementos devem ser levados em conta na elaboração da tática de disputa para o Airsoft e então, transformados em um ambiente favorável para a equipe. Após fazer o plano tático, deve-se designar qual a função de cada combatente, de modo a otimizar todas as forças à sua disposição, o que fortalecerá o time.

Outro aspecto essencial em uma disputa Airsoft é a comunicação. É necessário buscar no campo esconderijos para que o rádio seja utilizado de forma discreta, sem despertar a atenção dos inimigos. Além disso, para situações nas quais a equipe não disponha de rádio (ou esteja em um local em que deva fazer silêncio total), podem ser utilizadas técnicas militares de comunicação não verbal. Esta pode ser através de uma série de gestos, que servem para garantir a orientação adequada do grupo.

Fazer um exercício de imaginação, prevendo os caminhos do adversário, também poderá garantir uma excelente vantagem, pois sua equipe poderá ser armada de modo a surpreendê-lo em campo.

Por essas e outras razões, o Airsoft é uma modalidade tão empolgante, que ganha adeptos dia a dia. Volto a ressaltar a importância de LER e ESTUDAR todas as Regras e Estratégias realizadas pelo Comandante do seu Time, assim você e sua Equipe conseguirá fazer com que seu Time tenha sucesso nas missões.

Eventos como Milsim e S.A.R, são as melhores modalidades para aqueles que realmente querem praticar o Airsoft levado a sério.

Matéria por AS Tactical Magazine

Facebook: AS Tactical Magazine

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts