OcP Recomenda | Jogador Número 1 é nostalgia de qualidade para gamers, cinéfilos e fãs dos anos 80

Por Pimenta

Todos que nos seguem nas redes sociais e mesmo aqui ou no canal sabe como somos nerds! Por isso fomos de coração aberto ver o tão falado Jogador Nº1, baseado no livro homônimo de Ernest Cline lançado em 16 de agosto de 2011 pela editora Random House. Adianto que ainda não lemos o livro, mas olhem... que filme! Dirigido por Steven Spielberg, Jogador Nº1 tem ação, romance, coração e tudo isso em meio a tecnologia de primeira.

Os personagens digitais são inacreditavelmente bem feitos e o mundo do OASIS faz com que queiramos também ter acesso à tudo aquilo. Se você já jogou algum game em VR, Virtual Reality (e não passou mal devido a labirintite, desequilíbrio ou algo do tipo devido a problemas pré-existentes no ouvido interno), você sonha em poder jogar seus jogos preferidos com muita qualidade, como vemos no OASIS do filme. Para quem estiver lendo isso e for leigo, é como um The Sims, só que muito melhorado e com uma qualidade VR absolutamente imersiva.

Na estória acompanhamos o jovem Wade Watts, fã ardoroso do criador do OASIS, o já falecido na trama James Halliday. O criador escondeu um Easter Egg importantíssimo em seu jogo e quem encontrá-lo herdará todo o império milionário de Halliday. Mais do que ganhar este grande prêmio, Wade sonha em ficar mais próximo da vida e obra do introvertido James e também quer muito uma proximidade com Art3mis, uma garota muito conhecida no universo fictício da plataforma de jogo. Wade também é muito introvertido e se refugia na cultura POP oitentista além de seu jogo. Apesar de sua solidão por não ter mais pais vivos e de só ter por perto sua tia sem auto-estima e negligente, ele tem amigos no mundo virtual que são seus fiéis companheiros.

A busca pelo Easter Egg une Wade e todos os seus amigos, incluindo seu "crush" Artemis em uma quest para conseguir o artefato antes dos membros da corporação gigantesca Innovative Online Industries (IOI), que quer o objeto somente para dominar o mundo dos games e lucrar montanhas de dinheiro com isso. Wade é o típico nerd com o qual é muito fácil se identificar e isto aliado aos seus gostos, preferências e sonhos faz com que seja muito fácil se identificar com ele e muito do que o cerca. Spielberg manteve as toneladas de referências (e são muitas mesmo) que estão contidas no livro e por ser um universo onde uma infinidade de jogos convergem temos uma miscelânea absurdamente deliciosa de personagens onde vemos desde o recente Overwatch a Battletoads, Spawn a Robocop e não para por aí, porque temos referências claras à De Volta para o Futuro, Gundam, Gigante de Ferro e companhia.

A cada referência nova, visual ou musical, íamos mergulhando mais profundamente naquele universo e a nostalgia nos envolvendo com muita força. O roteiro segue como uma partida de RPG, onde os protagonistas escolhem entre missões, deduzem quebra-cabeças e fogem dos vilões tanto no mundo virtual quanto no real. Uma das críticas mais interessantes e bem estruturadas que vi foi a do pessoal do Cinema Com Rapadura (clique aqui para ver o vídeo deles no Youtube) onde eles apontam tanto a perspectiva de quem leu o livro e viu o filme quanto de quem só viu o filme - que é o nosso caso) o que ajudará muito porque não temos condições de esmiuçar tudo o que vimos, mas o que pode ser bem descrito é que adoramos o filme!

Ele tem alguns problemas aqui e acolá, partes que poderiam ser suprimidas em benefício de outras mais interessantes, mas no todo, é um excelente filme de entretenimento, cultura pop e consolida a "anos 80 mania" que tem dominado cinema, TV, livros e o mundo da música. Se você é fã das coisas que mencionei, você vai sair do cinema com um imenso sorriso no rosto, vai querer conversar com seus amigos sobre o filme e, principalmente, vai querer ver mais algumas vezes para poder pegar um pouco mais de referências e - porque não - voltar ao OASIS.

PS: Se você joga GHOST RECON: WILDLANDS procure pelo avatar do Odin (este da capa da resenha) e jogue com ele 😉

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts