Resenha | Conheça a estória mística de A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma

Por Vanessa Januth

“Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma.”

Se você procura algo totalmente diferente de tudo o que já possa ter lido, pode ter certeza que o livro é este!!! Um romance sobrenatural regado com costumes e culturas do povo Malaio que por mim era desconhecida. Prepare-se para um banho de cultura oriental escrito por uma descendente de Malaios, que tem muita bagagem para nos relatar os costumes de seus antepassados.

1893. Li Lan é uma jovem de 17 anos, cuja mãe morreu a muito tempo de varíola, com uma família desprovida de recursos, principalmente por conta dos vícios de seu pai, e por conta disso acaba sendo prometida em casamento a um fantasma. Sua Amah (um tipo de babá) não gosta nada dessa ideia e a leva para consultar uma médium a fim de se ver livre do fantasma de Lim Tain Ching, que a persegue. Só um porém: Li Lan se apaixonou pelo primo de seu noivo, Tian Bai.

O livro é dividido em quatro partes e a parte dois começa no momento que Li Lan, nem morta nem viva, não consegue retornar a seu corpo e acaba fazendo várias descobertas no mundo dos mortos. Na Malaia, hoje conhecida como Malásia, o casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir estabilidade para as mulheres que desposavam maridos já falecidos. Se os mortos precisam de alimento, roupas, dinheiro, os mesmos devem ser queimados e ofertados a eles.

“Se você tem seus próprios servos, por que está trabalhando aqui?”
“Pelo mesmo motivo que você, querida. O dinheiro funerário queimado para mim não é o bastante.”
Noiva Fantasma, pág.: 193

Só de pensar que esse costume de casar com os mortos é real e que ainda acontece me dá arrepios. O livro possui um final com conclusão embora deixe um gostinho de quero mais para saber um pouco mais do que houve depois com Li Lan e a pessoa com quem ela escolhe viver.

A edição sempre maravilhosa da Darkside® Books vem com folhas para destacar e fazer origamis e, é claro que eu não tive coragem e usei outra folha qualquer. E pra falar a verdade, esse origami de tsuru é bem difícil de fazer. Segue foto pra vocês verem a proeza que ficou:

noiva-e-origami

noiva-e-origami-2

noiva-e-origami-3

FICHA TÉCNICA Título: A Noiva Fantasma
Autora: Yangsze Choo
Páginas: 360
Editora: DarkSide® Books
Ano: 2015

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts