Resenha: Donnie Darko da Darkside® Books mostra os segredos de Richard Kelly

Donnie Darko Post 01 revisado

Assistir ao filme Donnie Darko há alguns anos e posso dizer que entrou para meu hall de grandes filmes da minha vida. Digo isso não só porque o filme é extremamente intrigante, mas porque também não tem como não se identificar com ele, mesmo que você já não seja mais um adolescente.

Richard Kelly e sua obra já foram chamados de muita coisa: complexo, metafísico, louco, maluco, cult, se você estiver pensando "Qual destes adjetivos cabe melhor ao filme?" digo que é tudo isso e mais um pouco. Muitas pessoas mantém e participam de fóruns onde o filme é discutido até hoje! E não é pra menos, pois Donnie Darko é o tipo de filme que te faz pensar muito tempo depois de tê-lo visto.

Foi com uma imensa alegria (e até com uma leve histeria de fã) que recebi a notícia de que a Darkside® Books lançaria o livro do filme! Assim que ele chegou, a qualidade Darkside® estava ali, em cada aspecto: capa dura e soft touch, o marcador de livro em forma de avião, as páginas com fotos e o marca página em tecido. Mas não é só isso que vai fazer cada fã da obra pirar, tem mais, muito mais.

Donnie Darko Frame filme 03

Começamos o livro com um excelente prefácio de Jake Gyllenhaal onde podemos ter o ponto de vista do próprio ator sobre a obra. Adorei quando ele diz que nunca fala o que pensa sobre o que o filme é, mas prefere saber da pessoa o que ela pensou sobre o mesmo.

O prefácio é seguido por uma grande e super interessante entrevista de Richard Kelly sobre sua vida e seu filme, o que foi muito legal de ler, para saber não só sobre o processo de criação de Donnie Darko, mas também o complicado e complexo caminho que um diretor jovem e estreante deve trilhar para conseguir mostrar seu filme ao mundo.

O entrevistador fez perguntas bem complexas e completas, obtendo repostas sinceras e diretas de Kelly, muitas delas fornecendo bônus interessantes sobre a criação do diretor, sua vida na faculdade e sobre como ele foi criado desde a infância.

Donnie Darko Frame filme 02

Depois da entrevista somos agraciados com o roteiro original e completo que os atores e equipe utilizaram para trazerr o filme à vida e, caramba, como é bom poder ler cada fala e descrição de cena, entender mais a obra assim como perceber coisas que passaram despercebidas ou mesmo rememorar diálogos magistrais como o dos meninos falando dos Smurfs, ouvir Donnie dizer à professora onde ela deveria enfiar as coisas, entender melhor as nuances da conversa entre Donnie e seu professor sobre a viagem no tempo e tantos outros momentos cheios de criatividade.

O livro não só te transporta para o filme, mas também evoca muito os anos 80 e a adolescência de quem viveu nesta época assim como nos sentimos quando somos mais jovens e tudo parece confuso enquanto estamos tentando achar nosso lugar no mundo.

Com o livro, percebemos o quanto Kelly tem uma qualidade excelente para qualquer escritor e criador de estórias: a capacidade de observar o mundo e de mostrá-lo de um jeito único e particular.

Donnie Darko Frame filme 01

O final do livro temos um bônus que fará qualquer fã, das antigas ou recente, enlouquecer: o próprio livro da Vovó Morte, A Filosofia da Viagem no Tempo. O livro é curtinho e complexo, mostrando muitos aspectos de detalhes que vemos ao longo do filme e ajudam a entender as regras que permeiam o que acontece com Donnie e todos ao redor dele.

Vou dizer uma coisa, o livro é uma pérola, para todos os que viram ou não o filme, visto que o roteiro completo está nele, mas é claro que é ainda mais mágico para quem viu e reviu o filme. A Darkside® Books deu um show não só pelo cuidado e primor que é o livro em si, mas principalmente por tê-lo trazido para o Brasil, pois muitos fãs mal tinham esperanças de verem uma obra assim por aqui.

Um bônus legal é a playlist das músicas que embalam o filme, é muito bom ler sobre a escolha delas para as cenas e vê-las discriminadas para cada cena específica no roteiro, dando o tom a elas e ajudando a moldar o filme tanto na mente quando nos corações de quem o está vendo.

Em nossa classificação que qualidade recém criada, este é um livro 4 de 5 corvos (nossos queridos Hugin e Munin, os corvos de Odin que representam o pensamento e a memória), pois é muito bom mesmo, em diversos aspectos já mencionados acima.

Espero que todos os fãs do filme e os fãs do livro se deleitem nesta obra e que possam ver o que Kelly realmente quis dizer com Donnie Darko!

Adquira já seu exemplar! Entre no site da Darkside® Books e veja este e outros lançamentos incríveis da editora que já se tornou a mais amada do Brasil: http://www.darksidebooks.com.br/

Leia as informações do livro em nosso post anterior sobre ele aqui. Até a próxima galera!

Donnie Darko Banner interno

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts