Resenha | Inverso, de Karen Alvares, vai te fazer repensar a sua vida!

Todo mundo em algum momento da vida já imaginou uma história diferente para si mesmo. Seja uma escola diferente, pais diferentes, irmãos, empregos, um milhão de coisas, pois, afinal, o que acontece conosco não parece ser muito justo assim com algumas das escolhas que fazemos. É por essas e outras que o livro INVERSO da escritora Karen Alvares te prende tanto do começo ao fim.

No livro acompanhamos Megan, uma menina de ascendência nipônica que perdeu a mãe para um câncer grave há alguns anos e vive com a irmã mais nova e o pai em um apartamento em Santos. Sua residência vive impregnada de todo amor e toda a dor de ter tido uma mãe e tê-la perdido, mas isto é um dos fatores que mantém os 3 tão unidos e coesos, mesmo com aquela dor tão grande. Megan tem ainda mais um companheiro nessa jornada, Daniel, seu melhor amigo e confidente desde a infância, que a ajudou a passar pelos momentos de tristeza com a dor e o sofrimento da mãe.

A jovem tem poucos amigos além de Daniel, é introvertida, não é popular na escola e apesar das notas excelentes não se dá bem com alguns professores e nem com a diretora da escola. Ela é uma menina de personalidade distinta, que tem um jeito pouco vaidoso de se vestir e um cabelo colorido que mascara sua cor loura natural. Um dia, resolvem se mudar, após as finanças finalmente permitirem tal luxo, mas entre uma arrumação e outra um dos antigos objetos de sua mãe (um ESPELHO) desponta como uma passagem para uma outra realidade, uma realidade diferente onde ela ainda tem problemas (e muitos), mas onde sua amada mãe está viva.

E é aí que o leitor mergulha nos sentimentos de Megan e fica na berlinda, assim como a garota, sobre o que ela deve fazer e para onde ir. As personalidades da protagonista e das demais personagens são tão bem estruturadas inicialmente que você consegue sentir toda a dor de uma menina que mal saiu da adolescência e já teve que passar por algo tão pesado quanto ver a mãe definhar aos poucos com uma doença mortal, sendo a mulher da casa e tendo todas as responsabilidades de tal papel.

Nem sempre concordamos com as decisões que ela toma ou como lida com as situações (por vezes me peguei xingando palavrões e me perguntando "Sério isso?!"), contudo, a própria estória parece perguntar ao leitor: "Você tem certeza que seria super racional em uma situação destas? O que você faria?" e esta a principal razão de eu ter mergulhado em tudo o que estava alí, com situações desesperadoras, paralisantes, tristes e por vezes cheias de emoção.

O livro é muito imersivo e da forma como são colocados, várias partes dele rodam como um filme na cabeça do leitor, o que faz com que você feche os olhos e se lembre do quarto do Megan, da casa, dos lugares descritos e vários outros detalhes sem nunca ter visto nada disso. Ah! E a forma como os sentimentos de Meg são descritos!!! Eu senti raiva, fiquei com os olhos marejados, senti um pouco de receio, temi pelas pessoas sobre as quais eu lia, o que são elementos que denotam o sucesso de uma obra que fez com que você realmente viesse a mergulhar nela.

várias outros detalhes tornam INVERSO uma gostosura de ler, seja com as referências à Harry Potter, animes e outras nerdices quanto a comportamentos e sensações que toda a garota (e até uns garotos) já sentiram, te remetendo a momentos muito gostosos das nossas vidas. Praticamente a cereja do bolo.

Eu falei muito, mas em parte evitei spoilers no que escrevi, porque alguns lances do livro proporcionam momentos "P*ta que o pariu" que você não deve perder... seria uma maldade tirar isso de vocês hehe por isso: leiam o livro! E só para vocês saberem: conhecemos a Karen Alvares na Bienal do Livro do Rio 2017 e ela é a melhor pessoa do mundo, assim, se puderem conhecê-la pessoalmente vão amar ainda mais as obras dela, pois verão que ela é mega fofa.

Agradecimentos especiais a Karen, que autografou ambos os livros, e à Editora Draco por nos receber tão bem em seu estande na Bienal. A propósito: você leu direitinho, são 2 livros INVERSO e REVERSO, e eu tratei de comprar os dois, pois ao terminar o primeiro, não ter o segundo vai te causar um mini infarte! Compre os dois juntos, dica de amiga.

Fico por aqui nesta resenha! Visite a página do livro no site da Draco e já garanta o seu!
http://editoradraco.com/2015/05/06/inverso-karen-alvares/

FICHA
Autora: Karen Alvares
ISBN: 978-85-8243-145-0
eISBN: 978-85-8243-146-7
Gênero: Suspense, YA, fantasia
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 136
Preço de capa: R$ 29,90 (papel) / R$ 15,90 (e-book)
Site: http://editoradraco.com

Débora Leal (resenhista do OcP), Karen Alvares e Pimenta

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts