Resenha | O Homem que Caiu na Terra, Bowie e como a humanidade dá voltas

livro-homem-que-caiu-na-terra-capa-darkside-books
Por Cidália Luiz

O Homem que Caiu na Terra foi escrito por Walter Tevis em 1963 e agora publicado pela Darkside® Books, conta a história de Thomas Jerome Newton, um ser alienígena escolhido por seu povo pela sua facilidade em se adaptar, e é enviado para o planeta terra e conseguir meios de construir uma nave que pudesse buscá-los uma vez que seu planeta anthea possui poucos recursos para mante-los vivos.

Chegando ao planeta e usando de sua inteligência superior e seus conhecimentos ele consegue patentar importantes inventos que vem revolucionar a industria e com isso consegue em pouco tempo enriquecer muito, ser conhecido e influente.

Thomas é um ser recluso. Não tem amigos, mas conhece três pessoas que vão acompanhá-lo nesta empreitada. O primeiro é o advogado Farnsworth que serve de interlocutor para apresentar suas idéias e projetos, depois conhece Betty Jo, uma mulher tão solitária quanto ele que adora beber gim e que o encontra em um elevador bastante machucado o leva para casa cuidando dele até que ele se recupere.

Betty Jo acaba se tornando sua governante e amiga. Por último conhece o doutor Nathan Bryce um cientista brilhante que o acessora na compra de materiais diversos e na construção de uma nave. No decorrer da história percebe-se que thomas aprende muito com os seres humanos e acaba até adquirindo característica humanas como o hábito de beber muito.

david-bowie-darkside-books-homem-que-caiu-na-terra-05

O livro é maravilhoso e assim que a leitura se inicia fica dificil largá-lo, pois o leitor acaba por criar uma empatia pelo personagem querendo que ele tome cuidado, que não se deixe enganar, temendo que as pessoas o desmascare, o prejudique e torcendo para que tudo dê certo e ele consiga atingir seus objetivos.

Outro ponto interessante é o sentimento de solidão e desamparo que podemos compartilhar com ele. O livro foi escrito em uma época histórica conturbada, onde reinava o perigo de uma guerra nuclear, uma época em que a própria humanidade podia ser extinta.

Incrível, pois hoje em pleno século 21 corremos os mesmos riscos de tempos passados e vivemos em mundo onde ao invés de contiuarmos a derrubar muros, desistimos da humanidade e recomeçamos a reerguê-los.

Um mundo que talvez precise de uma inteligência superior que nos salve de nós mesmos. Indico o livro para quem gosta de ler um bom livro, para quem ama ficção científica e para aqueles que são fãs de David Bowie.

david-bowie-darkside-books-homem-que-caiu-na-terra-02

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts