Resenha | Revendo os conceitos de vida com Ed e Lorraine Warren – Demonologistas

gravador-Ed-e-Lorraine-Warren2

Por Gabriel Mesquita

Assim que terminei de ler o prefácio escrito pelo reverendo John Hughes, a sensação que tive é de que estava sendo abençoado antes de começar a ler essa obra. Nada me tira da cabeça de que esse é o intuito dessas duas páginas, fechar o corpo do leitor para que nada de ruim o aconteça enquanto ele passa pelas 268 páginas desse livro. Ou que ele pense alguma besteira e procure mais informações sobre os rituais e demonios mencionados ao longo das páginas.

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas conta a história do respeitavél casal Warren. Nas primeiras páginas do livro fica nítido que o assunto é sério. Não dá para fazer piadinhas com nenhuma das histórias narradas. As três vezes que li o primeiro capítulo - o que o Ed explica o que são espiritos inumanos - a sensação foi a mesma, um arrepio no corpo inteiro e a dúvida de que "será que eu vou conseguir ler esse livro até o final?".

ed-lorraine-warren-darkside-02

E te digo que não sou de me impressionar fácil, mas o livro é tão bem escrito (ou eu que estava tão concentrado na leitura) que fui capaz de ver a tal "fumaça preta" sendo formada na frente do Ed. Para os mais fracos e os que se impressionam com facilidade, é nessa hora que o leitor decide: continuo ou não a ler esse livro?

Sobrevivi ao primeiro capítulo e depois disso o devorei. O livro traz uma série de curiosidades que me fez, mesmo não sendo católico (sou budista) acreditar, admirar e respeitar muito essa religião. O livro me mudou de certa forma. O respeito pelo catoliscismo foi restaurado, apesar de todos os pesares, e a fé das pessoas dessa religião admirada.

Mas o por que disso? Pelo simples fato de que fica claro que infelizmente tem muita coisa ruim por aí. E por infelizmente ter muita coisa ruim, é por gente como o casal Warren que nos faz ver que tem muita gente boa também.

ed-lorraine-warren-darkside-livro-capa3d

Nunca me arrependi tanto das brincadeiras de compasso e copo d'agua feitas na adolescência para espantar o tédio. O livro narra diversos casos de possessão (nem todos com final feliz), que essa aparente inocente brincadeira, abre as portas de outros mundos. Até esses livros de rituais que quase todo teen gótico já comprou em alguma banca de jornal são para serem levados a sério.

Mas mais do que isso, o livro tem inúmeras curiosidades que parecem coisas de filme:
  • Tem a história de um homem que fez um ritual tão poderoso que conseguia ver o futuro e fazer mal às pessoas através de um espelho;
  • Da menina apaixonada que não correspondida, vende sua alma para conseguir o boy;
  • Temos famoso caso da boneca Annabelle;
  • Enfield que, pasmem, é mais bizarro que Amytiville;
A historia de duas amigas que por meio de possessão compram uma casa mal assombrada entre inumeros outros casos veridicos que mal deixam você piscar.

Vale a leitura? Sim.

Para você que é descrente da vida e acha que não existe nada ruim aí fora, é um tapa na sua cara. Para você que é curioso ou que admira o sobrenatural, mais ainda. Pois através desse livro quase biográfico, você vai ter a noção de que com certas coisas não se deve mexer.

E para você que é um fã do Casal Warren, mais ainda pois é uma leitura agradável e rica em conhecimento.

FICHA TÉCNICA
Título | Ed & Lorraine Warren: Demonologistas
Autor | Gerald Brittle
Editora | DarkSide®
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 320 páginas (estimadas)
Dimensões | 16 x 23 cm

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts