Resenha – torne-se um verdadeiro CSI ao ler American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson

oj-simpson-super-astro

Por Cidália Luiz

O livro "O povo contra O.J. Simpson", de Jeffrey Toobin, lançado em 2016 pela editora Darkside, apresenta os bastidores do julgamento do famoso atleta e ator O.J. Simpson, acusado pelos assassinatos de sua ex-mulher Nicole Brown Simpson e de seu amigo Ronald Goldman na noite de 12 de Junho de 1994.

O leitor é colocado a par do relacionamento conturbado do casal, quando ainda eram casados e mais ainda depois de divorciados.

O autor, que também é formado em Direito, e teve contato direto com alguns dos advogados que trabalharam no caso na época do primeiro julgamento, mostra as inúmeras falhas cometidas pelos policiais logo no início, quando invadem a casa de O.J. a procura de pistas, a forma como o interrogam, as falhas cometidas pela mídia, falhas estas que possibilitaram aos advogados de defesa, construírem uma tese centrada em argumentos de teor racista, onde supostamente os próprios policiais teriam plantado provas para culpar O.J.

oj-simpson-livro-crime-scene-acs

Durante o desenrolar dos acontecimentos, fica evidente o jogo de interesses tanto do lado da defesa quanto da acusação. Interesses estes que visavam somente lucro e notoriedade.

Sabia-se que o réu era culpado. Todas as provas apontavam para ele, entretanto, jogaram com a carta do racismo tornando possível sua absolvição não por ele ser inocente, mas por solidariedade racial, o que, nas palavras do autor..."[...] em vez de curar as feridas do racismo...só fizeram aumentar a cicatriz".

Quando o segundo julgamento teve início (sem nenhum jurado negro) todas as evidências foram revistas e desta vez O.J. não pode contar com seu "carisma" e seu grupo de bajuladores.

Ele foi julgado culpado e condenado a pagar uma vultosa soma à família Goldman pela morte de seu filho. O livro de de Jeffrey Toobin, chama a atenção do leitor mesmo leigo na área jurídica, porque é instigante, esclarecedor e imparcial.

Toobin colaborou e fez extensas pesquisas sobre o departamento de Polícia de Los Angeles na época em que tinha grande fama de serem racistas (e isto era verdade). Aconteceram várias prisões e muitas mortes só pelo fato de as pessoas serem negras. O autor apresentou a Robert Shapiro, um dos advogados de O.J., uma espécie de dossiê sobre um dos policiais que estiveram na casa de O.J. na noite dos assassinatos. O cara era racista mesmo!

oj-simpson-american-crime-hollywood-report

Jeffrey ainda pesquisou a vida de todos os advogados, juízes, promotores, ou seja, muita gente. Sem falar dos mortos e suas famílias. Ele teve como referência todos os jornais, revistas e canais de TV influentes da época. É muita coisa e muita gente.

O grupo que cuidou só da defesa eram umas vinte pessoas. Advogados como John Cochran, Márcia Clark, Robert Shapiro, Robert kardashian, etc. Enfim, praticamente uma multidão. Quanto as evidências: manchas de sangue na porta do carro de O.J., um par de luvas, marcas de um sapato italiano que O.J. possuía, mas negou, embora houvesse fotos de calçando os sapatos. O DNA do sangue dele bateu com as amostras encontradas no local do crime. O álibi proposto era fraco, entre outras coisa.

Não há entrevistas transcritas no livro, mas sim algumas imagens ao final do mesmo, mas elas não apresentam muitas coisas do dossiê do caso (o que seria um tanto tétrico). Seria interessante se ilustrador incutisse imagens em cada capítulo para que o leitor que não tivesse conhecimento do caso na época pudesse se situar melhor, visualmente falando. Contudo, o livro ficaria enorme, mais parecido com um TCC.

Acredito que o autor se preocupou mais em colocar o que viu e sentiu enquanto participava do caso. Ele usou em sua bibliografia mais de vinte livros e artigos, o que mostra que a pesquisa dele foi realmente séria e que buscava nada mais que a verdade e os fatos.

Gostei da qualidade gráfica do livro. É caprichosa e bem cuidada. A apresentação é muito boa, com letras em tamanho bom, principalmente por conter tanta informação. O marcador de página que vem com o livro é simbólico, tendo vindo no formato de uma bola de futebol americano. Em suma, o livro é muito bom e, com certeza, vou lê-lo novamente.

oj-simpson-capa-livro-3d

oj-simpson-miolo-livro

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. corruptor disse:

    Ja queria ver a serie… agora vou comprar o livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts