Craft Beer Ice Cream: picolé de cerveja artesanal carioca

CB Ice Cream RJ

A idéia surgiu a partir de um bate papo de botequim entre amigos: "porque não juntar dois produtos que têm muito a ver com nosso clima (sorvete e cerveja)". O que, no início, era apenas uma brincadeira acabou tomando forma e se concretizou em um produto lançado em 2014 na cidade de São Paulo. Assim nasceu a Craft Beer Ice Cream, um picolé de cerveja que já conta com cinco sabores (rótulos) em seu portfólio: doce de leito com cerveja estilo IPA; damasco com Pilsen; laranja com Weiss Bier; chocolate belga com Dunkel; e gianduia com Bock. Os produtos são todos feitos em parceria com entre a sorveteria Sol a Sol e a Therezópolis.

"Tínhamos, desde o início, o objetivo de lançarmos também no Rio de Janeiro, pois acreditamos que o clima, o turismo e estilo de vida estão alinhados com o conceito de nosso produto. Necessitávamos de uma marca local como parceira. E a escolha da Therezópolis foi natural. A empresa desde o principio gostou muito da idéia e se surpreendeu com o resultado final", Robson Rehem, sócio da Craft Beer.

Os sorvetes são produzidos na própria Sol a Sol, empresa familiar com mais de 60 anos de experiência no segmento de sorvetes e picolés, em sua fábrica local em Niterói. Já existe  programação para novos lançamento este ano, como frutas vermelhas, coco e limão siciliano entre outros.

DSC02699

"Por tratar-se de um produto inovador, diferenciado e único no país, a primeira impressão é de surpresa e curiosidade que se consolida após provarem o produto. Com sabor marcante, harmonizados com cervejas artesanais produzidas pela Therezópolis, temos um residual muito impactante junto aos consumidores" acrescenta Robson.

Segundo ele, uma das principais dificuldades a serem superadas no processo de fabricação é harmonizar os mais de 120 estilos de cervejas existentes e alcançar o ponto de equilíbrio entre o teor alcoólico e a congelabilidade do picolé. Cada lote de produção consome 140 litros de cada tipo de cerveja.

Outra preocupação é definir com precisão a melhor harmonização entre os estilos de cervejas e os sabores dos sorvetes de forma equilibrada e saborosa, onde um ingrediente não sobreponha o outro, sempre tendo em vista surpreender o consumidor.

e9i5oxwr889iamcgew883hlb7

"Também já esta planejado o lançamento de potes da versão de sorvete de massa e outras sobremesas ainda em fase de testes", adianta Robson, que tem como picolé predileto o de doce de leite com IPA, além da limão siciliano com Witbier.

A Sol a Sol conta com 15 lojas em diferentes pontos do Rio. Tive oportunidade de experimentar (degustar) o picolé de cerveja na unidade de Búzios. Uma delícia. A chocolate belga com Dunkel é forte e encorpada e traz de forma bem nítida o sabor da cerveja.

Clarimundo Flôres - Via Sidneyrezende.com

image34

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://o.twimg.com/2/proxy.jpg?t=HBgtaHR0cDovL3N0YXRpYy5vdy5seS9waG90b3Mvb3JpZ2luYWwvN3RqZ24uZ2lmFOwJFOwJABYAEgA&s=Y-LkLtRmCw5Iq1wTo8dBqpPeNRJBdcMy8ytpeCBGjts